Gostou? compartilhe!

Inclinômetro(instalação e leitura)
Clique na imagem para ampliar.

Instrumento geotécnico que serve para medir o deslocamento lateral do talude.

O inclinômetro é composto de uma haste cilíndrica(sonda digital) com um sensor de inclinação embutido no seu interior, com quatro rodas distribuídas nas laterais. Essas rodas se encaixam nas ranhuras existentes do tubo de acesso, fazendo com que o sensor acompanhe a direção do tubo. Dessa forma é medida a inclinação do tubo em intervalos constantes(a cada 50cm) e calculado a partir do ângulo de inclinação, o deslocamento de cada segmento de tubo. O tubo de acesso normalmente é instalado em furos de 125mm e são feitas medições de deslocamento ao longo do tempo para monitorar o deslocamento do solo.

MONTAGEM E INSTALAÇÃO DO TUBO DE ACESSO(TUBO INCLINÔMETRO)

O tubo de acesso deverá ser instalado previamente no terreno através de furo com pelo menos 125 mm de diâmetro até uma profundidade tal que atravesse o campo de deslocamentos previstos para a obra. A extremidade inferior do tubo deve ser embutida em solo resistente.

O tubo do inclinômetro, possui quatro ranhuras diametralmente opostas que servem para guiar o torpedo de leitura. O tubo será orientado por ocasião da instalação de tal forma que as ranhuras concordem com os eixos principais da obra.